Ontem, aqui no EUI, tivemos um workshop para a discussão do manuscrito do meu livro a respeito da Legione Parini dei fasci all’estero, um dos resultados da minha estadia aqui e de longos anos de pesquisa. Tivemos a presença para a discussão, além dos assistentes, de: Lucy Riall (European University Institute), uma especialista em Impérios e nacionalismos, em história comparada e transnacional; de Matteo SanFilippo, da Università di Viterbo, um dos maiores especialistas italianos em emigração italiana, e de Nicola LaBanca, um historiador italiano que muito li e que escreveu muitos livros importantes sobre a colonização italiana e as forças Armadas da Itália.
Eu fico satisfeito de registrar que o manuscrito foi muito bem avaliado pelos três, que fizeram, claro, sugestões e críticas. Todos disseram que o livro deveria ser publicado na Itália e eu espero fazê-lo. Quem disse que um historiador brasileiro – ou ítalo-brasileiro, que seja – só pode escrever sobre o Brasil? E, dado o alcance mundial do escrito, eu seria até pretencioso o suficiente para achar que haveria muito interesse no Brasil, na Argentina, nos EUA….
Claro, o problema é dinheiro quando todas as portas estão fechadas no Brasil hoje em dia. Todas, sem exceção. Bati em muitas delas e só levei portada…. Mas fico satisfeito com o resultado e, agora, depois de ouvir os colegas na Universidade de Warwick e aqui, acho que posso pensar em fechar esse projeto. Grazie a tutti! Thanks a lot!