João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

Projetos

2015 – Atual
A Legione Parini, os batalhões M e outras formas de voluntariado nas guerras fascistas
 
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar a experiência de voluntários italianos que participaram da Guerra da Etiópia, da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. O voluntariado é uma das experiências mais completas e menos conhecidas da solidariedade política no campo da direita durante a ?era dos extremos? e esse projeto procura avançar no seu estudo, especialmente pelo diálogo com a documentação e a bibliografia disponível na Itália. Também dialoga com vários dos meus projetos anteriores e atuais e tem potencial para trazer uma colaboração relevante para os estudos do fascismo em nível global.

2013 – 2015
Austricanti ou Kaisertreu? Os imigrantes italianos, os austríacos de língua italiana e a Primeira Guerra Mundial no Brasil
 
Descrição: Pouco se sabe sobre a imigração do Império Austro-húngaro no Brasil, ainda que ela tenha sido substancial. Italianos, alemães, poloneses, húngaros e muitas outras nacionalidades submetidas ao domínio Habsburgo vieram para o Brasil e é ponto em aberto o quanto estes povos permaneceram fiéis a Monarquia na nova terra. O objetivo desta pesquisa é aprofundar este tópico, com uma especial ênfase no conflito de lealdades entre os imigrantes de língua italiana do Império, divididos entre as suas identidades “italiana” e “austríaca” e no momento chave de conflito entre estas identidades que foi a Primeira Guerra Mundial. É uma pesquisa também exploratória, continuando uma anterior, com o objetivo de identificar perspectivas e adquirir fontes e bibliografia para estudos posteriores relacionados ao Império e aos seus imigrantes no Brasil..
2013 – 2915
O Nazismo e as Comunidades Alemãs nas Américas
Descrição: Durante as décadas de 1920, 1930 e 1940, o Partido Nazista dispensou esforços para levar sua doutrina aos alemães não-residentes nos limites territoriais do III Reich. Um dos principais alvos dessa iniciativa foi o continente americano. Sobre esse assunto, produziram-se centenas de obras, em vasto leque interpretativo, que vão desde opiniões comprometidas com o status quo dos países que receberam essa ação partidária, até sóbrias e densas análises de historiadores e cientistas sociais em geral, embasadas em teorias da nova História Política e/ou do campo das Relações Internacionais. A presente pesquisa objetiva reunir, sistematizar e divulgar um denso corpo de referências bibliográficas sobre o tema, no intuito de munir os futuros pesquisadores do tema com diferentes ferramentas norteadores, tanto para a localização de subtemas (ex. Nazismo no Chile, Nazismo no Brasil), quanto para a identificação de tipologias textuais (textos acadêmicos, obras de cronistas, etc.). Ao mesmo tempo, objetiva-se fornecer uma contribuição significativa para os estudos micro ou macrohistóricos do fenômeno nazista além-mar e seus desdobramentos nas sociedades hospedeiras das seções do Partido. Esse último intuito se materializará na elaboração de artigos científicos, frutos da densa pesquisa bibliográfica e em fontes publicadas, que comporão a introdução do guia bibliográfico de referências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) .Integrantes: João Fábio Bertonha – Integrante / Rafael Athaydes – Coordenador.

2013 – Atual
Mitos de unidade irracionais: sentimentos de pertença e exclusão na era dos nacionalismos
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de longo escopo (PRONEX – Fundação Araucária/CNPq) com o objetivo de coordenar pesquisadores do Estado do Paraná, do Brasil em geral e também do exterior em torno de temáticas relacionadas ao fascismo, aos nacionalismos e ao pensamento e práticas políticas autoritárias em geral. Desdobrando-se nos projetos individuais dos seus integrantes, o projeto maior prevê apoio à publicações, compra e disponibilização de documentos, simpósios e eventos no Brasil e no exterior e outras atividades correlatas. O projeto foi proposto e é coordenado pela Profa. Marion Brepohl, da UFPR, e eu atuo como seu vice-coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador / Rafael Athaydes – Integrante / Marionilde Brepohl Magalhães –
Integrante / Maria Stella Martins Bresciani – Integrante / Maria Helena Capelato – Integrante / Sérgio Odilon Nadalin –
Integrante / Jacy Alves Seixas – Integrante.

2012 – 2015
Kaisertreu? Os imigrantes austro-húngaros e a Primeira Guerra Mundial no Brasil
Descrição: Pouco se sabe sobre a imigração do Império austro-húngaro no Brasil, ainda que ela tenha sido substancial. Italianos, alemães, poloneses, húngaros e muitos outras nacionalidades submetidas ao domínio Habsburgo vieram para o Brasil e é ponto em aberto o quanto estes povos permanceram fiéis a Monarquia na nova terra. O objetivo desta pesquisa é aprofundar este tópico, com uma especial ênfase, ainda que não exclusiva, no conflito de lealdades entre os imigrantes de língua italiana do Império, divididos entre as suas identidades “italiana” e “austríaca”. O momento chave de conflito entre estas identidades que foi a Primeira Guerra Mundial será especialmente estudado. Esta pesquisa, em fase inicial e exploratória, procurará verificar como se deu a ação dos imigrantes austo-húngaros durante a guerra nas principais cidades do Brasil (especialmente em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e o conflito interno entre os membros da etnia italiana, assim como entre os poloneses, os eslavos do sul, etc. Essa é uma pesquisa em essência exploratória, visando identificar perspectivas, fontes e bibliografia, tendo recebido, agora, financiamento do Edital de Humanas do CNPq de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2012 – 2014
O Integralismo Brasileiro e o Cone Sul: relações transnacionais e rivalidades políticas.
Descrição: Os objetivos gerais são o estudo dos vínculos transnacionais entre os vários movimentos de base fascista ou de extrema direita que surgiram na América do Sul (e, em especial, no Cone Sul) nos anos 20 e 30 do século XX. O projeto recebeu financiamento (2012) da Fundação Araucária de apoio à pesquisa (Paraná).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2)
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio a Pesquisa no Estado do Paraná – Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

2012 – Atual
A diplomacia paralela de Mussolini. Política, emigração e cultura num projeto imperial, 1922-1940
Descrição: O objetivo desse projeto – desenvolvido com bolsa PQ – é o de fazer um estudo integrado dos vários componentes do projeto imperial italiano e fascista, especialmente da sua “diplomacia paralela”, que incluía contatos com movimentos fascistas e regimes autoritários no exterior, a emigração italiana e a propaganda. O foco se distancia do Brasil e, nesse projeto, pretende ser bem mais abrangente e detalhado, incluindo o uso maciço de bibliografia internacional e fontes italianas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2009 – 2013
A Legione Parini:os italianos do exterior na Guerra da Etiópia, 1935-1936
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar a experiência dos italianos fascistas do exterior que voltaram à Itália, vindos de todo o mundo, para combater pelo fascismo na guerra de 1935-1936. Uma das experiências mais completas e menos conhecidas da solidariedade política dos imigrantes italianos com a Itália e do fascismo, é uma pesquisa que sintetiza vários dos meus projetos anteriores e atuais e que tem potencial para trazer uma colaboração relevante para os estudos do fascismo italiano em nível global. Iniciado no Brasil, esteve em execução em 2010 em Roma, num pós doutorado com financiamento do CNPq. A partir de 2011, recebeu financiamento do CNPq, no Edital Universal 2011.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

2008 – 2009
Dimensões internacionais do fascismo
Descrição: O objetivo deste projeto é trabalhar com o problema do fascismo internacional, a saber, as relações entre os vários movimentos fascistas e os conflitos e cooperação entre eles. Já trabalhei com esta temática em relação ao fascismo italiano, ao Integralismo e ao nazismo, além de ter escrito vários artigos sobre a Internacional Fascista . A idéia agora é aprofundar a discussão tanto dentro destes tópicos como através da abertura de novas frentes de pesquisa. Estudei a participação de voluntários fascistas na Guerra Civil Espanhola em recente pesquisa efetivada na Espanha com financiamento da Fundación Carolina e as conexões internacionais do fascismo canadense em recente estadia no Canadá, com financiamento do International Council of Canadian Studies. Cursos sobre a história comparativa e transnacional do fascismo latino-americano e na Pensínsula Ibérica foram ministrados, igualmente, em 2009, no México e em Portugal. Com apoio do CNPq, via bolsas de iniciação científica e recursos de edital universal, liderei um grupo de alunos que procuraram estudar as relações internacionais do Integralismo através dos seus jornais e, ainda com apoio do CNPq, via bolsa produtividade, estou estudando a participação de fascistas italianos do mundo todo na Legione Parini , como indicado em outros projetos aqui relacionados. Novas frentes futuras de trabalho, como as Waffen SS nazistas deverão ser agregadas a este projeto. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

2007 – 2010
O Integralismo e o mundo: uma análise das percepções internacionais do Integralismo a partir dos seus jornais (1932-1938)
Descrição: Com o apoio de dois editais do CNPq (Universal 2007 e IC-Balcão 2007-2010) e de outras quotas de IC disponibilizadas pelo CNPq/UEM, o presente projeto adquiriu um imenso numero de livros e documentos sobre o integralismo, os quais integram agora o acervo da Universidade Estadual de Maringá. Muito especialmente, foram adquiridas cópias em microfilme dos principais jornais e revistas do integralismo, as quais também estão disponibilizadas na instituição e sendo digitalizadas. Com o apoio de quotas de Iniciação Científica de um projeto CNPq (IC-Balcão) e da PPG/CNPq/UEM, vários alunos de iniciação científica tiveram a oportunidade de estudar, nos jornais, como os integralistas viram vários acontecimentos e fenômenos internacionais dos anos 30, como a Guerra da Etiópia, a Guerra Civil Espanhola, a Alemanha nazista e outros. Várias iniciações científicas foram, assim, feitas e vários Mestrados estão ou em andamento ou com projetos em preparação a partir deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 6

2007 – 2009
REPOSUL – Rede de estudos históricos e estratégicos sobre política e conflito militar na América do Sul
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

2006 – Atual
Grupo de estudos sobre os movimentos autoritários do século XX
Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa, registrado no CNPq, é concentrar estudos sobre o pensamento autoritário (brasileiro e mundial), especialmente, mas não só, no período entre as duas guerras mundiais. Por agora, o grupo tem se concentrado, em termos de repercussão externa, na produção de dissertações de Mestrado, artigos e livros relacionados a tematica. Também promove reuniões regulares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador / Rafael Athaydes – Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

2003 – 2011
União Européia e Mercosul: relações estratégicas, culturais e políticas
Descrição: O objetivo dessa pesquisa é compreender o relacionamento bilateral entre a União Européia e o Mercosul a partir de vários tópicos, como a inserção dos dois blocos no mundo e as questões estratégicas e de defesa. É dada uma ênfase especial a perspectiva cultural e focada no tópico da imigração. A questão central a trabalhar é se o fato de dezenas de milhões de europeus e descendentes habitarem o Cone Sul implica em algum tipo de tratamento preferencial da União Européia frente ao Mercosul ou se o tópico é irrelevante, a ser esquecido quando das brigas comerciais e disputas políticas. Paralelamente, e como derivação lógica, será examinado o conflito entre os Estados Unidos e a União Européia pelo mercado sul-americano e se a questão dos laços culturais tem algum peso nessa disputa. Complementariamente, também serão produzidos, nessa pesquisa, textos vários referentes a aspectos da construção da União Européia e do Mercosul, com ênfase em tópicos estratégicos e de segurança.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) /
Doutorado: (0) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 10

2003 – 2011
Imigração italiana e História da Itália
Descrição: O objetivo desse projeto é a produção regular de livros e artigos relacionados a vários aspectos da imigração italiana no Brasil e no mundo e sobre a História da Itália em geral. A ênfase do projeto é a produção de material geral, para o público mais amplo, sobre estes temas. Mas, nesse projeto, também são abrigados orientações, artigos e livros relacionados a temática e voltados ao público especializado. Sua principal realização foram alguns livros publicados entre 2004 e 2005 sobre a imigração italiana no Brasil e o livro “Os italianos” de 2005. Para 2011, prevê-se a publicação de um novo livro sobre a história da Itália atual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 33

2003 – Atual
Laboratório de estudos do tempo presente: relações internacionais e movimentos sociais
Descrição: O grupo, registrado como grupo de pesquisa no CNPq, e, na instituição, como laboratório, alcançou repercussões vinculadas principalmente a dois campos. O primeiro refere-se aos estudos da gênese da Guerra Fria e às relações entre o Brasil e os EUA no pós II Guerra Mundial. Nesse campo, há cooperação do grupo com o Laboratório de Estudos do Tempo Presente (UFRJ) que redundou na publicação de diversas obras: Teixeira da Silva, F. C. et all. Enciclopédia de Guerras e Revoluções do séc. XX, Elsevier( 2004), da qual Munhoz é um dos organizadores; Silva, F.C.T. Mundo Latino e Mundialização, Mauad, 2004 ; Silva, F.C.T. O século sombrio (Munhoz escreveu capítulo sobre a historiografia da Guerra Fria). Por fim, Teixeira da Silva, Cabral e Munhoz organizaram Impérios na História , Elsevier (2009). No segundo campo, estão temas ligados aos estudos sobre os fascismos e sobre geopolítica contemporânea e segurança internacional, desenvolvidos por João Fábio Bertonha. Nesse campo, as principais repercussões estão associadas aos livros publicados por Bertonha como Geopolítica e relações internacionais: uma historia do tempo presente , Eduem (2006) e grande quantidade de artigos publicados em periódicos nacionais a respeito de tópicos como Oriente Médio, Mercosul, União Européia e outros. Bertonha ainda publicou Sobre a direita: estudos sobre o fascismo, o nazismo e o integralismo , Eduem (2008); Rússia: ascensão e queda de um Império , Juruá (2009); Bibliografia orientativa sobre o integralismo (1932-2007) , Funep(2010). Em 2010 prevê-se a publicação do livro Historiadores do Nosso Tempo , organizado por Munhoz e Marcos Lopes (Editorial Alameda), e Relações Brasil-Estados Unidos: séculos XX e XXI , organizado por Munhoz e Teixeira da Silva (Eduem). Destaca-se ainda a consolidação de outro campo, voltado aos estudos dos movimentos sociais, com enfoque nas esquerdas e nas suas organizações no período da ditadura militar. Essa linha é coordenada por Reginaldo B. Dias. Em 200
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador / Munhoz, Sidnei J. – Integrante.

2002 – 2008
Nazismo, antinazismo e as comunidades alemãs no exterior entre as duas guerras mundiais: uma perspectiva transnacional
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o relacionamento do regime nazista alemão e de seus opositores refugiados no exterior (os antifascistas) com as coletividades alemãs instaladas fora da Alemanha. Utilizando uma perspectiva comparativa e transnacional, ela pretende abarcar um arco temporal extenso (o período entre as duas guerras mundiais) e um espacial ainda maior, englobando todas as coletividades alemãs instaladas fora da Alemanha naquele momento, em todos os continentes. O objetivo inicial do projeto é o levantamento bibliográfico do material disponível, para uma futura pesquisa mais aprofundada. Nesse projeto, se incluem as orientações relacionadas ao tópico em termos de Brasil e a produção mais ampla relacionada com a imigraçãoi alemã e o nazismo efetuada desde o iníicio do novo projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4

1999 – 2009
Política e História das Relações internacionais entre os séculos XIX e XXI
Descrição: O objetivo desse projeto é a produção sistemática de textos de divulgação (artigos e livros) sobre o cenário internacional contemporâneo e a história das relações internacionais dos séculos XIX, XX e do momento presente. Abordam-se, assim, temas vinculados à história contemporânea, em sua grande maioria ligados às guerras e conflitos desses séculos. Procura-se, assim, produzir regularmente textos sobre as grandes guerras do século XX, a Guerra Fria, a desagregação do mundo soviético, a chamada nova ordem mundial, a nova Rússia, os conflitos nos Bálcãs, no Oriente Médio e em diferentes regiões do planeta, o racismo, o neonazismo, o fundamentalismo islâmico, os direitos humanos, o Mercosul e outros tópicos, os quais procuram auxiliar o público culto a uma melhor compreensão do tempo presente. Temas estratégicos e relacionados a defesa serão especialmente enfocados. A ênfase do projeto é a produção de textos curtos, mas também serão produzidos regularmente artigos mais densos, resenhas e livros, de maior ou menor complexidade. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 102

1999 – 2009
Fascismo, antifascismo e as comunidades italianas no exterior entre as duas guerras mundiais: uma perspectiva transnacional
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o relacionamento do regime fascista italiano e de seus opositores refugiados no exterior (os antifascistas) com as coletividades italianas instaladas fora da Itália. Utilizando uma perspectiva comparativa e transnacional, ela pretende abarcar um arco temporal extenso (o período entre as duas guerras mundiais) e um espacial ainda maior, englobando todas as coletividades italianas instaladas fora da Itália naquele momento, em todos os continentes. Sendo tal projeto a síntese de anos de dedicação ao estudo do tema, é seu objetivo fazer uma análise que extrapole as histórias nacionais dos diversos países envolvidos e faça um balanço geral da problemática. Não se incluem nesse projeto, até por coerência, os trabalhos relacionados a pesquisa anterior, de doutorado, sobre o fascismo e o antifascismo italianos no Brasil publicados até 1999. Mas se inclue a produção posterior e também a relacionada com o fascismo italiano e outros tópicos diretamente relacionados com o tema da pesquisa desde o iníicio do novo projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 36 / Número de orientações: 2

1999 – 2013
Plínio Salgado e a direita radical brasileira no século XX
Descrição: A presente proposta de pesquisa tem por objetivo central a redação de uma biografia do líder político e intelectual brasileiro Plínio Salgado (1895-1975). O seu objetivo de fundo é a reconstrução do pensamento e da ação política da direita radical no século XX, tendo como ponto focal a vida e a obra do mencionado líder. A meu ver, Plínio Salgado é uma figura símbolo da direita radical brasileira no século XX e recuperar a sua história é recuperar também a história desse pensamento e dessa prática política. Como derivação lógica desta pesquisa, serão produzidos livros e artigos relacionados à temática do Integralismo, como um guia bibliográfico e análises historiográficas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 50 / Número de orientações: 10

1991 – 1998
O Antifascismo italiano e as comunidades italianas no Brasil
Descrição: O objetivo desta pesquisa, desenvolvida essencialmente como dissertação de Mestrado, mas continuamente trabalhada nos anos posteriores, foi estudar a atuação dos antifascistas italianos no Brasil no período entre as duas guerras mundiais e estabelecer vínculos comparativos desta atuação com a de outros países de imigração italiana. (Orientador: Michael Hall)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Ministero degli Affari Esteri – Bolsa / Centro de Estudos de Migrações Internacionais – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 22

1991 – 1998
O fascismo e a imigração italiana no Brasil
Descrição: O objetivo desta pesquisa é estudar a atuação do fascismo italiano no Brasil entre as duas guerras mundiais. Desenvolvida como tese de doutorado, a pesquisa utilizou fontes italianas, inglesas, norte-americanas e brasileiras, além de ampla bibliografia interancional. (orientador: Michael Hall)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa / Ministero degli Affari Esteri – Bolsa / Centro de Estudos de Migrações Internacionais – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6

1987 – 1990
Perspectivas simbólicas do Integralismo
Descrição: Esta pesquisa, desenvolvida com bolsa de iniciação científica do CNPq e orientação do Prof. Alcir Lenharo, teve por objetivo estudar o movimento integralista brasileiro e, especialmente, os seus rituais e símbolos. Para fins comparativos, estudou-se também a simbologia do fascismo italiano e do nazismo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: João Fábio Bertonha – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: