João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

Legião Parini

Caros amigos

Tenho a satisfação de informar a publicação, pela EDUEM, do meu livro sobre a Legião Parini. Publicado originalmente na Itália com prefácio de Nicola Labanca, sai agora em português com prefácio de Angelo Trento e uma pequena introdução à edição brasileira. Está em negociações, esperemos que frutíferas, para publicação também na Argentina, na França e nos Estados Unidos.

Trata-se de um dos meus melhores livros, talvez o melhor. Ele aborda a história dos 4 mil fascistas italianos que, em 1935-1936, foram à Etiópia para participar da invasão italiana, em duas legiões de camisas negras. Dentre eles, 800 tunisinos, 700 argentinos, 300 americanos, 400 brasileiros, 120 uruguaios, 120 marroquinos, 600 franceses e representantes de vários outros países. É uma história global e transnacional da emigração italiana, do fascismo e da Guerra da Etiópia, na qual  abordo dezenas de países, em todos os continentes. Também biografo Piero Parini e reconstruo a sua máquina de propaganda relativa à Legião, além, é claro, de abordar a história militar da unidade em combate. As fontes são os arquivos diplomáticos italianos e do Exército italiano, jornais das coletividades italianas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e Inglaterra, além de uma bibliografia coletada em dezenas de países ao longo de anos de pesquisa.

O livro pode ser comprado no site da Eduem ou comigo. Infelizmente, não posso vender por um preço diferente do da Editora (80 reais), mas posso enviar gratuitamente pelo Correio, além de, claro, se alguém quiser, com autógrafo. Aos interessados, por favor me contatem inbox (no caso do face) ou pelo email fabiobertonha@hotmail.com

Obrigado, abs

Fabio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em setembro 13, 2021 por .
%d blogueiros gostam disto: