João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

livro sobre Estratégias Nacionais de Defesa

Caros colegas

Dias atrás, informei a publicação do meu livro sobre Impérios e guerras. Na mesma seara, informo agora a publicação de outro, pela Editora Prismas, de Curitiba. É uma coletânea de inéditos e também artigos publicados anteriormente no Brasil, Portugal, Argentina e Rússia. O tema? Estratégias Nacionais de Defesa, relações internacionais e assuntos militares contemporâneos. O livro é publicado apenas em papel e sob demanda, podendo ser adquirido no site da Editora, www.editoraprismas.com.br O prefácio é do colega Cláudio Silveira.
O preço, no site da Editora, é 66 reais mais um frete médio, pelas minhas contas, de 19 = 85 reais. Eu comprarei alguns exemplares na semana que vem, então, caso alguém queira com autógrafo, eu posso comprar e remeter para os interessados. Basta me avisar in box.
Abaixo, seguem o release da Editora e o índice. Como é sob demanda, o que tem menos repercussão, pediria o favor de compartilharem e replicarem.

Obrigado, abs

Fabio

O Brasil, os BRICS e o mundo no século XXI: estratégias Nacionais de Defesa e desafios geopolíticos em um mundo em transformação
João Fábio Bertonha
O presente livro trabalha alguns aspectos do atual cenário estratégico internacional e, especialmente, o papel do Brasil no mesmo. Os artigos que o compõem abordam temas diversos, mas respondem à mesma preocupação, ou seja, identificar as mutações do cenário estratégico internacional e como tais mudanças afetam o mundo, o continente latino-americano e, acima de tudo, o Brasil.
O livro se organiza, assim, numa perspectiva que parte do macro e se dirige ao micro, caminhando do mais amplo para o mais específico. Num primeiro momento, são apresentados textos em que se abordam alguns aspectos do cenário mundial contemporâneo, caminhando a discussão posteriormente para os BRICS, a América Latina e o Brasil.
Um dos elementos centrais de toda a discussão aqui presente são as Estratégias Nacionais, as Estratégias Nacionais de Defesa (END) e as várias políticas (de defesa, de ação internacional, etc.) que derivam das mesmas. São abordadas, em diferentes níveis de profundidade, as END e as políticas de defesa de dezoito países, dos quais dois da América do Norte, seis da América Latina, três da Ásia, seis da Europa e um da África.
Esse esforço comparado facilita o trabalho de compreensão do momento estratégico global, pois todos os vários países aqui mencionados tentam se adaptar, de uma forma ou de outra, à mesma mudança de realidade. Comparar é um ótimo instrumento não apenas para que possamos compreender melhor o momento atual, como para que o caso brasileiro, com seus problemas e dilemas específicos, seja visto dentro de uma perspectiva mais ampla.
Especificações
Apresentação: Brochura
Formato: 14,8 x 21cm
Dados Técnicos
ISBN: 978-85-5507-676-3
Páginas: 341
Edição: 1ª
Ano Publicação: 2017

Sumário

PARTE A – UM MUNDO EM MUTAÇÃO

Capítulo 1 – As fontes do poder americano e seus desafios no século XXI.

Capítulo 2 – A União Europeia no início do século XXI: expansão geográfica, indefinição política e irrelevância estratégica.

Capítulo 3 – A nova Estratégia Nacional de Defesa japonesa.

Capítulo 4 – A crise ucraniana e as Estratégias Nacionais de Defesa dos EUA e da Europa: a volta do hard power?

Capítulo 5 – Dólar e tecnologia militar: a economia política do poder americano.

Capítulo 6 – Estados Unidos, URSS/Rússia e os equilíbrios e desequilíbrios estratégicos e militares entre 1989 e 2016.

PARTE B – UM CONTINENTE EM TRANSFORMAÇÃO

Capítulo 7 – O fim da hegemonia americana na América do Sul? Rússia, China e União Europeia como atores regionais.

Capítulo 8 – Aquisições de armamentos e reequilíbrios geopolíticos: a América do Sul na primeira década do século XXI.

Capítulo 9 – Segurança ou defesa? Dilemas das Forças Armadas latino-americanas no início do século XXI

Capítulo 10 – Canadá e Estados Unidos, Brasil e Argentina. Reflexões sobre as relações assimétricas no Norte e no Sul das Américas.

PARTE C – O BRASIL E OS OUTROS BRICS EM PERSPECTIVA COMPARADA

Capítulo 11 – Brasil: uma potência militar emergente? A questão do uso da força nas relações internacionais brasileiras, de Lula a Dilma.

Capítulo 12 – Brasil e Rússia: igualdades, diferenças, aproximações e distanciamentos entre dois BRICS no cenário internacional do século XXI.

Capítulo 13 – A Estratégia Nacional de Defesa do Brasil e a dos outros BRICS em perspectiva comparada

Capítulo 14 – Decadência do Ocidente ou ascensão asiática? Reflexões sobre o Ocidente, os BRICS e o “choque de civilizações”.

Capítulo 15 – A Estratégia Nacional de Defesa e a política externa da África do Sul. Dilemas, perspectivas e comparações com o caso brasileiro.

Considerações finais

Bibliografia citada

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em fevereiro 14, 2018 por .

Navegação

%d blogueiros gostam disto: