João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

Estratégia de defesa do Japão

Caros amigos

 

Tenho a satisfação de anunciar a publicação do meu novo artigo, o qual versa sobre a Estratégia nacional de defesa do Japão e suas alterações recentes. Creio que haverá mudanças novas a considerar, especialmente porque a crise ucraniana há de representar alterações na estratégia dos EUA, mas a discussão essencial continua válida. É mais um capítulo no meu esforço recente para analisar estratégias de defesa nesse início do século XXI, o que já incluiu Brasil, Rússia, Índia, China, Japão e União Europeia. Com a África do Sul, no futuro, espero fechar o ciclo e quem sabe um novo livro saia?

Segue o resumo e o link

O presente artigo aborda as recentes alterações na Estratégia nacional de defesa do Japão, discutindo se elas são coerentes com a mudança do panorama estratégico regional e mundial. A relação dessa alteração na Estratégia nacional de defesa japonesa com a recente mudança de eixo estratégico dos Estados Unidos para o Oriente será especialmente enfocada.

This paper deals with the new (2013) Japan´s National Security Strategy and its relationship with the actual changes in the regional and global strategic landscape. The connections between the new Japanese perspectives on the subject and the recent U.S decision to focus its military Power in the Asia Pacific region will be specially stressed.

http://periodicos.bce.unb.br/index.php/MED/article/view/10107

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

Publicado em maio 7, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: