João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

fascismo de esquerda, de novo

Foi feito um comentário, com o uso do meu texto, sobre a questão do fascismo de esquerda. Um comentário divertido e e que fico feliz de compartilhar abaixo.

Os únicos pequenos poréns são detalhes conceituais, que nenhum não especialista precisa saber obrigatoriamente, mas  que convém anotar aqui

1) O Fascismo é totalitário ou, no mínimo, com perspectiva totalitária. Ser autoritário e totalitário ao mesmo tempo é impossível, a não ser, talvez,  em casos de totalitarismo imperfeito, como na Itália do Mussolini.

2) O fascismo ser de direita tem a ver, acima de tudo, com o fato de eles compartilharem os mesmos ideais que formam a base do pensamento da direita desde seu inicio: desigualdade como algo positivo, ordem, hierarquia. Ser apenas antissocialista não o faz alguém de direita, até porque teve épocas que não havia socialismo e o inimigo maior da direita era o jacobinismo ou o pensamento laico. No contexto do fascismo, ok, mas não é uma regra eterna.

3) Liderança carismática e partido único, no fascismo, vão muito além de ser um líder popular, como Lula ou mesmo Chávez e da oposição ser fraca. É toda uma concepção de poder que se origina de um homem só (que sintetiza uma ideologia) e que é transmitido pela sociedade por um tipo muito específico de partido, cheio de instrumentos para mobilizar as pessoas de verdade a partir de uma ideologia que todos devem aceitar.

Vc pode ter um partido único numa ditadura e só isso não é fascismo. Em Portugal, por exemplo, Salazar tinha um partido único uma época, mas só servia para dar emprego aos amigos e não mobilizava ninguém. Partido único, no fascismo, vai muito além de só ter um partido atuando. E quanto a dizer que o PT está a difundir uma ideologia mobilizadora e única, só se vc for paranóico. O PT há muito perdeu o seu real potencial mobilizador, virou um partido social democrata super moderado e as ideologias anti-PT circulam vivas e fortes. Bom, existe a ditadura “gaycista, bolivariana, atéia, do foro de SP” que o PT estaria a implantar, mas acreditar nisso também já é perder o senso da realidade.

 

Mas, fora esses pequenos detalhes, bacana ver a discussão continuando. Parabéns ao blog.

 

 

http://blogpoliticafordummies.wordpress.com/2014/03/09/fascismo-de-esquerda-essa-melancia-salgada-que-todos-devoramos/

 

Anúncios

2 comentários em “fascismo de esquerda, de novo

  1. Madrasta do Texto Ruim
    março 10, 2014

    Adorei suas observações! Vou colar lá no post, com sua licença… 😀

  2. Pingback: Fascismo de esquerda, essa melancia salgada que todos devoramos | Política for dummies

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

Publicado em março 10, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: