João Fabio Bertonha

fabiobertonha@hotmail.com

Nazistas e escravos no interior de São Paulo

Matéria interessante na BBC News, que se baseia na tese de doutorado de Sidnei Aguiar Filho (2011), o qual traz a tona um caso pouco conhecido e que envolve fazendeiros integralistas da região de Campina do Monte Alegre (SP). Eles teriam, respaldando-se do Estatuto do Menor de 1927, levado uma centena de crianças, a maioria negras, para as suas propriedades e as explorado sem pudor por toda uma década, seguindo preceitos eugênicos e nazistas.

 

A matéria tem algumas falhas, pois os nazistas não tiveram nada a ver com aquilo, já que  foram integralistas simpatizantes do nazismo que fizeram tudo. Depois, o integralismo não teve apenas 40 mil militantes (umas dez vezes isso seria uma estimativa razoável) e a maioria dos integralistas não entrou na onda do racismo nazista, estando mais próximos do fascismo italiano e dos movimentos de extrema direita da Península Ibérica. Depois, não sei de onde os caras tiraram que “Union of all races and all peoples”  era slogan do integralismo, pois nunca ouvi falar disso.

Mesmo assim, o caso demonstra um aspecto do mundo rural, latifundiário do Brasil e como o nazismo, se aplicado no Brasil, teria sido uma volta da escravidão. Nazistas achavam a escravidão um método fantástico e perfeito das raças superiores dominarem as inferiores, como os eslavos da Europa oriental. No caso brasileiro, funcionaria muito bem, pois se acoplaria ao sistema tradicional de explorar as classes trabalhadoras até o osso.

No meu livro a respeito da historiografia integralista, abordo essas questões  todas. Aguardem, pois está para sair, pela Eduem, esse ano.

 

http://www.bbc.co.uk/news/magazine-25815796

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

Publicado em janeiro 21, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: